sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PIAGET - Construtivista

Desenvolveu a perspectiva construtivista que diz que há uma relação evolutiva entre o sujeito e seu meio, e nesta relação o cognitivo está em supremacia em relação ao social e afetivo.O conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre objeto, a aprendizagem é sempre provocada por situações externas ao sujeito, mediante experiências. Para Piaget o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir das potencialidades da criança e suas interações com o meio. O processo mental é lento e ocorre por meio de estágios: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas, operações formais.
WALLON - Sociointeracionista

Para Wallon  a criança é essencialmente emocional e desenvolve-se ao estabelecer relações entre o mundo cultural e simbólico.Diferente de Piaget, ele acha que a criança não cresce de forma linear, mas através de momentos de crises e conflitos internos.Como Vygotsky acredita que o essencial é imprencindível. As emoções intermediam sua relação com o mundo inicialmente existe uma preponderância do biológico e após o social adquire maior força. Estágios de Wallon: emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência.

VYGOTSKY - Sociointeracionista

Sua teoria apóia-se na concepção de mediação, a relação entre o homem e o mundo é mediada por elementos que auxiliam a atividade humana. Os signo auxiliam as funções psicológicas superiores permitindo a realização de operações cada vez mais complexas.As crianças internalizam o signos aprimorando suas relações sociais, sendo assim, o desenvolvimento caminha do nível social para o individual. Os instrumentos que ela utiliza para agir são o pensamento e a linguagem. Vygotsky dá grande importância ao meio cultural.
Ele desenvolveu o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que e a distância entre os níveis de desenvolvimento potencial ( o que a criança pode chegar a aprender) e o desenvolvimento real ( o que ela já sabe).Estágios de Piaget: desenvolvimento ontogético, microgenético, filogenético e sócio-histórico

Tanto Vygotsky como Piaget são construtivistas, pois sustentam que a inteligência é constituída nas relações recíprocas do homem com o meio. O termo sociointeracionista é usado para diferenciar as 2 correntes teóricas. Ambos se opõem ao empirismo  ao racionalismo ( inatismo).

Diferenças entre os dois:

  •  O fator cultural é básico para Vygotsky e pouco enfatizado por Piaget
  • Divergem quanto a sequência sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Para Vygotsky é a aprendizagem que gera o desenvolvimento, para Piaget é o desenvolvimento que nos torna capazes de aprender.




Meu pequeno Rafael, amo muito!

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