terça-feira, 5 de maio de 2009

UMA VIAGEM MARAVILHOSA

Toda criança, tem uma sabedoria nata, intrínseca e formidável.
Não podemos sentir hoje, como sentimos naqueles dias da nossa infância.
No entanto este tempo está lá, e será para sempre nosso.
A criança experimenta a vida em toda a sua plenitude, porque é isso que ela é: a vida plena.
É livre, porque o olhar que lança sobre tudo, é igualmente limpo, não está contaminado pelo mundo, traz a essência da vida.
Por isso ao olhar, ela vê.
Ao ver ela toca, experimenta e sente, também aquilo que não é palpável, porque é total a sua entrega. É toda olhos, ouvidos, boca, coração.....
Na retaguarda desta odisséia, uma mãe, um pai, um professor.
Um olhar que diz: "Cuidado", "Estou contigo", Vá mais devagar, agora", "Por aqui talvez seja melhor"...Uma mão que ampare, um abraço que a aconchegue, a proteja, mas não a impeça de voar.
As crianças antes de pensar, sentem. E só depois transformam estes sentimentos em bagagem, conhecimento , aprendizado e infelizmente, em traumas, medos e barreiras.
Na verdade, elas não escutam com os ouvidos, mas com o coração, pois são sentimento e pureza.
Por isso um abraço, um sorriso, uma piscadela de canto de olho, valem mais que meia hora de sermão.Estes gestos falam ao coração.
A agressão pode destruir tudo, devastar e confundir, as vezes, causando danos irreversíveis minando o olhar que ela lança sobre o mundo e si mesma com sentimentos de inferioridade, incapacidade e inutilidade.
Ao se sentir violentada, física ou moralmente, ela se perde.
Ao se sentir amada, ela descobre tudo aquilo que é.E está apta a desenvolver o potencial gigantesco que possui dentro de si.
Completamente voltada para si mesmo, ela é inteitamente aberta pro mundo.É a ânsia de viver.
A natureza infantil é verdadeira, por isso as vezes um pouco egoísta. E aqui não cabem fingimentos.Ninguém mente de fato a uma criança, ela só reconhece o que é verdadeiro e só aí se espelha, e neste lugar ela se aconchega, descansa e se reabastece para seguir o seu curso.
Este pequeno pedaço do mundo, será para sempre sua casa, o seu lar, aonde ela sentiu o que é o amor.
Por isso, é preciso que a criança saiba ,e seu coração é quem dirá, que tem esse espaço e que é amada. Tudo isto pode ser dito por um abraço, um simples gesto. Tudo que é material é só complemento, a sua natureza não se detém nestas coisas.
O seu olhar puro, filtra o que é aparência e retém o que é essência.
Ela sabe o seu lugar, a sua importância, o quanto é amada, e o contrário também.Quer o digam, ou não.
Primeiro ela quer receber, pra depois aprender a dar. De posse de tudo que é seu, ela dá aquilo que tem.
Parar, olhar, ver, sentir, experimentar....5 sentidos, memória, coração, uma mente aberta: a infância, o início de uma viagem maravilhosa.
Levando na bagagem, so ó necessário, ela caminha.Maravilhada, segue o ritmo da natureza e o seu próprio, admirando a paisagem.
As crianças sabem viver.

Nenhum comentário: