domingo, 15 de março de 2009

A EDUCAÇÃO DIFUSA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Desde os primórdios da humanidade o homem se educa, de alguma forma.
Nas sociedades tribais, a educação das crianças se dava de forma difusa.
Elas aprendiam imitando os ofícios dos adultos, tendo assim já a certeza do papel que deviam desempenhar quando fossem adultos.
Ainda hoje, na sociedade contemporânea a educação difusa permanece, embora sob um diferente aspecto.O conhecimento técnico, científico, não é passível de ser transmitido por imitação, requer metodologia e um processo sistematizado de transmissão e avaliação.
Este conhecimento tecnicista visa formar profissionais para o mercado de trabalho e as exigências do mundo capitalista.
Porém , não é só nos bancos escolares que se dá a educação.
Visto que educação não é só uma saber técnico, é uma maneira de ver o mundo, de entender a sociedade, de exercer o papel de cidadão dentro dela, com direitos e deveres conscientes.
Não basta se inserir no mercado de trabalho é preciso aprender para a vida também.
A criança se auto-educa em todos os ambientes que ela frequenta.Os comportamentos de todos os adultos com que ela convive, formam a base da sua educação.Constituem os seus valores e complementam a formação da pessoa como um todo.
O educando imita o adulto, principalmente quando tem com ele laços afetivos bem estabelecidos e seguros.
Por isso a melhor maneira de se ter uma criança bem educada e compreendê-la enquanto criança.
Se ela se sentir amada, valorizada e respeitada, a educação difusa que se dá em casa, soma-se, para complementar seu desempenho escolar.
Um bom exemplo disso, é a leitura.Frequentamente crianças com hábito de leitura, são incentivadas a isso desde pequenas pelos pais, que dão o exemplo.
Enquanto na sociedade tribal, a criança já tinha o seu lugar determinado, na sociedade contemporânea, não há papéis pré-estabelecidos.
A criança precisa construir sua identidade e acreditar no seu potencial para se encaixar neste meio.Isso requer auto confiança, segurança , é a base que se constrói no lar.
A educação formal pode até reafirmar valores e princípios, mas desde que essa semente tenha sido plantada na educação difusa.
E esse papel é dos pais ,não há como delegá-lo a outros, nem deixá-lo unicamente ao encargo da escola.
Na tribo, no gineceu, na casa ou no apartamento, o papel da família continua sendo fundamental.


Neyva Daniella Souza
Estudante de História da UNIASSELVI

3 comentários:

BLOG EDUCANDO BRINCANDO disse...

ola neyva eu gostei muito desta sua postagem ...pois sou tbem estudante da uniasselvi de artes visuais e contribuiu muito para meu paper... caso vc tem + uma coisa em relação a educação dos povos primitivos e queira contribuir comigo eu ficaria muito satisfeita ...meu email é:
angelitaizaltina-@hotmail.com
amei su blog ...parabens...

André Santhos disse...

-parabéns, sou muito grato pelo seu artigo pois vai me ajudar no meu primeiro paper,quero tambem pedir caso tenha outras máterias que vc possa me enviar mim. meu endereço virtual é fsanlu@hotmail.com e tombaluiz@yahoo.com.br.
Atecipadamente sou muito grato

Andréia disse...

Olá gostei muito do seu documentario, pois tenho que fazer um paper sobre Educação difusa da mulher e da criança na antiguidade, também sou aluna da uniasselvi, estou cursando o primeiro período de pedagogia, meu nome é Andréia e o meu email é andreia_ss_@hotmail.com, se você tiver mais alguma coisa e puder me enviar ficarei muito agradecida.
Até breve Neyva.