terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PRECONCEITO

Agora, com a estréia da novela das 8, da Globo, se escuta falar dos Dalits, entenda o que são e como é triste saber que em pleno século 21, as pessoas ainda são julgadas por sua origem.


Caminho das Índicas: o que são DALITS?

>Uma peculiaridade da cultura indiana é o sistema de castas.
A casta é um sistema de estratificação social hereditário, fundamentado na religião hindu. Mas atenção: a casta não deve ser confundida com classe social; ela não está necessariamente ligada à riqueza ou pobreza.
O indivíduo nasce e morre dentro de sua casta e a transmite a seus filhos, independente de quantos bens venha a juntar ou dos méritos que venha a acumular.A casta não é regida pelo que uma pessoa possui, mas pelo que ela é.
Portanto, é imutável, não permite nenhuma mobilidade.Deus Brahma A origemSegundo o hinduísmo, a humanidade nasceu de um único deus: Brahma. Porém, cada um se originou de diferentes partes de seu corpo.
Esse é o critério para classificar as 4 castas básicas:
- Brâmanes (sacerdotes, professores, sábios) - a casta mais alta, saiu da boca de Brahma
- Xátrias (governantes e guerreiros) dos braços de Brahma
- Vaisias (comerciantes) das pernas de Brahma
- Sudras (agricultores, prestadores de serviço) dos pés de Brahma

Os “sem-casta”Os dalits, ou intocáveis, são párias: aqueles que não têm casta, a poeira sob os pés de Brahma. Realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadáveres. Os dalits não podem beber água na mesma corrente dos demais, não lhes é permitido entrar nos templos, nem mesmo tocar, com seu corpo ou com sua sombra, um indivíduo pertencente a qualquer casta.

Nenhum comentário: