sábado, 13 de dezembro de 2008

Como ser uma mãe radicalmente legal


1 - Informe-se: parto normal é o melhor pro seu filho, pergunte os porquês da cesárea, quais suas alternativas, exija seus direitos nesta hora.Esteja ciente da decisão que tomar e não deixe que simplesmente a tomem por você.


2 - Amamente: não há alimento mais saudável e completo pro seu bebê, e ainda vem com o adicional, de muito colo e pele a pele.


3 -Pra educar seu filho, não use a sua força fisíca, mas o poder da palavra e as armas maternas da criatividade ,do improviso e do jogo de cintura.


4 - Compartilhe sua cama, dê colo, acalanto, embale, cante baixinho, ou alto, mas não deixe da rir muito e brincar.


5 - Abaixo as frases feitas como: "Criança é que nem pão, tem que aquecer pra crescer", seu filho, sente como você, o calor, o frio, a dor, deixe seu instinto materno falar.


6 - Desconfie de quem tem sempre aquele jeito infalível de curar "birra", e de "lidar com reinas", seu filho é único e especial e a maneira de lidar com ele, é você quem deve descobrir.


7 -Não se perca por "amar demais", carinho , beijo e aconchego são remédios que curam.


8- Aprenda a ler nas entrelinhas: "Mãe, to com dor de barriga", pode querer dizer: "Mãe, quero colo".


9 - Preste atenção a sinais físicos, eles são a linguagem do corpo.Mas não se prenda aos seus efeitos e sim descubra suas causas.


10 - Não tenha medo de perguntar, leia muito, tem muita gente capaz de ajudá-la, compartilhe experiências de alma limpa e coração aberto, disposa a mudar a rota , se for preciso.


11 - Não compare-se como mãe, nem seus filhos entre si, ou com outras crianças.Cuidado com rótulos.



12 - Não remoa o passado, corrija com respeito, e repita quantas vezes for preciso, como se fosse a primeira.


13 - Estabeleça uma rotina, ofereça programas saudáveis como leitura e jogos em família, não deixe seu filho amercê da TV, seja você a lhe ensinar as coisas.Quebre também esta rotina, é bom pra ele e melhor pra você.


14 - Deixe que se suje, que ande descalço, que saio com a roupa "descombinada", ele só será criança agora.


15 - Não o deixe sem respostas, aprenda a ganhar a confiança dele atendendo todas as suas expectativas a seu tempo .


16 - Revele_se: conte suas travessuras, seus medos, antigos ou atuais, deixe seu filho penetrar no seu coração, pra se encontar e se sentir seguro.Não se esqueça de ser você, valorize-se se ame, a gente só valoriza , ama e respeita, aqueles que admiramos.


17 - Ouça-o com atençaõ, abaixe-se, pegue suas mãos,olhe nos olhos, mostre interesse em tudo que ele faz ou conta, sugira alguma coisa, com respeito.Assim você o estará ensinando a pensar.



18 - Não o encha de presentes, mas seja PRESENTE. A criança sabe quando tentam comprá-la ou compensá-la.


19 - Evite expô-lo, contando suas artes , na frente de estranhos, ele pode se sentir "O terrível, indomável", ou "O incapaz."


20 - É difícil ser mãe, seu filho ocupa seu tempo, te desafia ,ótimo!

Quer melhor razão pra viver?

Um dia sentiras saudade, mas nunca culpa, por ter vivido todas as delícias que maternidade oferece.


Nenhum comentário: